top of page
  • Foto do escritorÂngelo Sereno

De onde vem a espuma floral?

Atualizado: 22 de mar. de 2019



As flores encantam e deixam qualquer ambiente bem mais bonito. Se antes era comum encontrar vasos cheios de água para manter as flores lindas por mais tempo, agora com as espumas florais os arranjos duram mais, mantendo toda a exuberância de plantas ornamentais e flores.


A espuma foi criada nos Estados Unidos na década de 1950. De lá para cá, o produto vem sendo aperfeiçoado até encontrarmos hoje no mercado formatos para atender diferentes tipos de demanda dos artistas florais, decoradores e das donas de casa.


Antes do surgimento desse composto inovador capaz de absorver e armazenar água, os arranjos eram feitos de arame, cedro ou papel jornal. A vida dos floristas não era fácil e era necessária muita criatividade e também sorte para que os arranjos durassem o tempo necessário para a celebração de um casamento ou uma festa.


Com a espuma floral, foi possível oferecer um suporte que realmente permitisse dar forma nos arranjos e manter as flores e plantas ornamentais bonitas por mais tempo. As primeiras espumas fabricadas nos Estados Unidos tinham o formato de tijolo, que é o mais tradicional até hoje no mercado.


No Brasil, o uso desse produto especial começou a se popularizar a partir de 1986, quando teve início a fabricação de espumas florais no País. Antes, elas eram importadas dos Estados Unidos e o custo elevado acaba limitando o uso em larga escala.


A espuma floral é produzida para ser usada em arranjos de diferentes tamanhos e formatos. Por ser tão versátil, permite a utilização em diferentes ocasiões, de festas a tributos. No mercado, os designers florais também encontram formatos especiais como corações, árvores de Natal e letras.


Como o produto tinha inúmeras qualidades, logo ele foi adaptado para uso também no agronegócio. Muitos produtores rurais que cultivam alimentos no sistema de hidroponia usam a espuma na produção. Com a vantagem de absorver e reter a água, ela oferece o suporte ideal para esse tipo de plantio.

Quer conhecer mais sobre as espumas florais e seus formatos e tamanhos? Confira nossa linha de produtos.

1.919 visualizações1 comentário
bottom of page