top of page
  • edilsondamas

Hidroponia pode aumentar produtividade em até 50% em relação ao cultivo convencional

Ciclo das plantas hidropônicas é realizado em menos tempo, afirma especialista. A principal vantagem que a técnica de hidroponia traz para o produtor rural é o aumento da produtividade, que varia de 30% a 50%, em relação ao cultivo convencional. A afirmação é do diretor da Hidrogood, Carlos Orlandi, que participou do quadro Bom Dia Preserva, do programa Bom Dia Campo.


Segundo o especialista, o manejo também é muito mais fácil para o agricultor, em comparação ao realizado no solo. Na opinião dele, a alface é a cultura que melhor se adapta a hidroponia. Além disso, é uma verdura facilmente comercializada.


– No final de novembro e início de dezembro, até abril, a alface é altamente consumida. O que o produtor tiver, realmente ele vende – ressalta.


Apesar da alface ser a mais cultivada, a técnica permite o plantio de rúcula, agrião, cebolinha, brócolis, feijão-vagem, repolho, couve, salsa, melão, agrião, pepino, beringela, pimentão, tomate, arroz, morango, forrageiras para alimentação animal, mudas de árvores, plantas ornamentais, entre outras.


Conforme o profissional, as plantas hidropônicas têm um grande diferencial das produzidas no solo: o tempo de cultivo.


– Elas crescem muito mais rápido do que as produzidas no solo. O ciclo delas diminui, é mais rápido, porque a planta está super saudável. Elas não precisam perder energia para procurar todos os alimentos que precisam, elas recebem o necessário facilmente nas raízes – relata.


Investimento


De acordo com Orlandi, o investimento para implantação da técnica custa cerca de R$ 80,00 o metro quadrado, entre estufas, equipamentos internos e toda a parte hidráulica.


– Em aproximadamente um ano, um ano e meio, o produtor consegue retirar o investimento. É um rendimento considerado rápido – afirma.


Hidroponia


A hidroponia é um sistema de cultivo dentro de estufas, sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários, como nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio, dissolvidos na forma de sais. Basicamente qualquer água potável para consumo humano serve para hidroponia.


Na hidroponia os nutrientes precisam ser balanceados diariamente, conforme a necessidade do cultivo, fazendo com que as plantas recebam durante todo seu ciclo de crescimento, as quantidades ideais de nutrientes. O cultivo de hidropônicos pode ser realizado durante todo o ano.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page