top of page
  • edilsondamas

Cores e flores: o casamento perfeito


Designers Florais: Francisco de Paula, Bia Sala, Dhalla Dall, Valmir Paes, Raul Villar e Bonnie Bonilha



A escolha das cores de uma decoração é a tradução dos sentimentos e da imagem que o cenário de uma festa, casamento, um ambiente corporativo ou a mesa para receber os amigos para o jantar vai mostrar como identidade visual. As cores transmitem energias e significados diferentes.


O cuidado na definição da paleta de cores é fundamental para que os projetos atendam a expectativa de quem contrata um profissional da área de design floral e decoração. Saber usar as cores para emocionar, alegrar, criar um clima romântico ou descontraído demanda estudo e também conhecimento para escolher as cores e as flores certas para cada decoração.


A cor deste ano escolhida pela Pantone é a Living Coral, que é um coral vivo. A cor é cheia de charme, vivificante e energizante. Especialistas afirmam que o ideal é combiná-la com tons suaves. Também estão em alta outras cores muito utilizadas nas decorações nos dois últimos anos como Marsala e Ultra Violet.


Com infinitas possibilidades e combinações, bom gosto e conhecimento são ingredientes fundamentais. A paleta de cores é o carro-chefe para que todo o cenário da decoração – desde os arranjos florais até as peças decorativas – seja criado. Ter uma identidade visual que transmita a mensagem certa é o caminho para o sucesso do projeto.


Vários aspectos devem ser levados em consideração no momento da escolha da paleta de cores. Um deles é a tendência na decoração. A Pantone divulga todo ano a cor do ano e ela pauta a elaboração de vários projetos. Mas o uso da cor do ano é uma alternativa e não uma obrigação.


O primeiro aspecto que deve ser avaliado é o gosto e o desejo de quem vai receber a decoração. As pessoas sempre têm uma cor preferida e ela pode fazer parte do projeto. A sintonia com aquilo que gostamos é um dos pilares para a realização de sonhos. Outro detalhe importante é o horário em que o evento, festa ou recepção vai acontecer. A estação do ano também ajuda na escolha das cores, flores, itens de decoração e cenário.


Há espaço para todos os gostos, desde o monocromático às decorações e arranjos florais com uma mistura de cores vibrantes. Nada como surpreender e criar peças únicas que agradem aos olhos e ao coração. A beleza está na criação de composições cujas cores e formas expressem sentimentos como romantismo, sofisticação, modernidade, originalidade, descontração, tradição, aconchego, alegria, gratidão, amor, paz.


O mercado de flores e plantas ornamentais oferece aos designers florais e decoradores opções de cores e flores que atendem a crescente demanda pela criação de composições diferentes e surpreendentes. Use e abuse do seu talento na hora de definir a combinação da paleta de cores dos seus projetos de decoração floral. Vamos colorir e florir o mundo.


Fonte de informações: iCasei – www.revista.icasei.com.br


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page