top of page
  • edilsondamas

Brasil produz mais de 350 tipos de flores e plantas ornamentais


Flores de corte mais cultivadas no Brasil: rosas, crisântemos, alstroemerias, lírios e lisianthus. Foto: Divulgação

Os mais de 8 mil produtores de flores e plantas ornamentais brasileiros cultivam mais de 350 espécies com 3 mil variedades. Quando a gente fala de flores de corte, a lista é liderada por rosas, crisântemos, alstroemerias, lírios e lisianthus.


Na lista das flores em vasos, as campeãs são as orquídeas (sendo a phalaenopsis a mais cultivada), kalanchoe, crisântemos e anthurium. Com tanta variedade, é difícil ficar sem uma flor em casa, no trabalho ou na decoração em momentos especiais.


A flor mais produzida é a rosa. As flores de corte ocupam 790 hectares. Plantas em vasos e mudas são cultivadas em 810 hectares, e plantas para jardins, arbustos e árvores são produzidas em 12.170 hectares.

O estado de São Paulo é o maior produtor de flores e plantas ornamentais do país. Holambra, cidade na Região Metropolitana de Campinas (SP), é conhecida como a Capital Nacional das Flores. A cidade é um centro produtor e também de inovações no setor. A Mizu tem uma loja-conceito no município.


A cidade também abriga importantes eventos do setor como a Enflor (Encontro Nacional de Floristas, Atacadistas e Empresas de Acessórios) e Garden Fair (Feira de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo), e a Expoflora, que é a maior mostra de flores e plantas ornamentais da América Latina.


Outro polo produtor de flores em São Paulo é a cidade de Atibaia (SP). O município tem cerca de 500 produtores. De acordo com dados oficiais, 50% das flores cultivadas são de corte como rosas e crisântemos. Outros 45% são flores em vasos como orquídeas e crisântemos. E 5% são de flores de forração ou caixaria como petúnias, begônias e amor-perfeito.


Além de ser o maior produtor de flores e plantas do país, São Paulo também é o maior consumidor. Os consumidores paulistas investem, em média, R$ 50,00 por ano na compra de flores. A média no Brasil é de R$ 35,00.


Com uma variedade tão grande de flores e plantas ornamentais, é impossível resistir à beleza da natureza. Use e abuse das flores em arranjos e vasos em casa, no trabalho ou em uma celebração.



Fonte de dados: Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor)



Fotos: Divulgação


1.890 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page